A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (10) a venda no país de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Os produtos interditados não podem ser distribuídos, comercializados ou expostos para a venda.
Segundo a Anvisa, a decisão é preventiva e temporária e foi adotada em razão do aumento do número de casos de “efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto” e ainda em investigação.
A Anvisa informa que estão sendo realizados testes, provas e análises para apurar o caso. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote pode ser comercializado e não deve ser usado por consumidores e profissionais de beleza.
Entre os eventos relatados pelos usuários estão: cegueira temporária, ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
A Anvisa recomenda aos consumidores que:
Não use ou adquira esses produtos;
Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos;
Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância;
Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde;
Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa.