As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2023 começaram na madrugada desta quinta-feira (16). Os candidatos terão até 24 de fevereiro para fazer a inscrição no curso superior desejado.
De acordo com MEC (Ministério da Educação), o processo leva em conta as notas dos candidatos no Enem 2022 para selecionar alunos que irão estudar em instituições públicas. Além de ter feito o Enem, o candidato precisa ter tirado nota superior a zero.
Para se inscrever, o candidato deve fazer a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, https://acessounico.mec.gov.br/sisu.
A lista de aprovados na chamada regular será divulgada no dia 28 de fevereiro.
O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição:
exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente; em sua 2ª opção, caso a nota seja alta o bastante, e não tenha sido selecionado na 1ª opção.
É permitido que o candidato altere as opções de curso quantas vezes quiser durante o período de inscrições. Vale ressaltar, entretanto, que apenas será considerada válida a última inscrição confirmada.
Lista de espera:
O candidato que não for selecionado em nenhuma das opções de curso desejada no ato de inscrição, pode concorrer a uma vaga na lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Esta etapa só acontece caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada e estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março.
Como se inscrever:
Na página do Sisu clique em Fazer Inscrição e na próxima tela clique em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro. Depois, é preciso confirmar os dados para que o Sisu possa entrar em contato com você.
Depois, com o cadastro confirmado, você pode escolher até duas opções de curso. As vagas podem ser pesquisadas pelo nome da cidade, da instituição ou do curso de graduação. Quando encontrar a vaga desejada, vá em “Escolher esta modalidade”, confira os documentos que serão exigidos pela instituição na matrícula e finalize em “Confirmar minha inscrição”.