O prazo para entregar a declaração do IR (Imposto de Renda) de 2023 acaba nesta quarta-feira, 31/5. Os contribuintes que não entregarem a declaração até as 23h59 do derradeiro dia estarão sujeitos a multas.
Segundo informações da Receita Federal, até a tarde da última terça-feira (23), aproximadamente 28,6 milhões de contribuintes já haviam entregado o documento. A expectativa do Fisco é que 39,5 milhões de declarações sejam entregues neste ano. O número representa um aumento de 8,8% em comparação ao ano passado, quando a Receita recebeu 36,3 milhões de documentos.
Para quem não entregar, a mordida do leão pode ser dolorosa. A multa é corrigida em 1% ao mês ou fração de mês de atraso sobre o valor devido. A quantia mínima é de R$ 165,74 e a máxima de 20% do total devido. Assim, quanto mais tempo de atraso, maior será a multa.
As pessoas que já sabem que não conseguirão completar os dados até o fim do prazo devem declarar o Imposto de Renda apenas com as informações de identificação e depois incluir o restante, por intermédio de uma declaração retificadora, como aconselham os advogados e contadores.
O prazo para retificar o Imposto de Renda 2023 para quem declarou com erro ou deixou faltar informações é de até cinco anos após a declaração original.
O programa gerador do Imposto de Renda 2023 está disponível para download desde 9 de março.