O prazo final para enviar a declaração do Imposto de Renda de 2023 é até às 23h59 desta quarta-feira (31). Caso o envio seja feito após esse horário, será aplicada uma multa, cujo valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido, o que representa um custo considerável.
É altamente recomendado não deixar a entrega da declaração para a última hora. O sistema da Receita Federal pode ficar congestionado e há o risco de perder o prazo, resultando na aplicação da multa. Estima-se que o governo receba entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023, o que representa um aumento em relação ao ano anterior.
A poucas horas do limite, mais de quatro milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração ao Fisco. A Receita Federal também paga nesta quarta-feira o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda. Serão depositados R$ 7,5 bilhões nas contas de mais de quatro milhões de cidadãos. Idosos, pessoas com deficiências ou doenças graves, e contribuintes com renda principal no magistérios serão os contemplados da primeira fase.