O processo seletivo abrange a avaliação de documentos, realização de provas online e dinâmicas de grupo presenciais. Os candidatos aprovados deverão apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar e atestado de matrícula ou certificado de conclusão do ensino médio para efetivar sua matrícula no curso. Todos os jovens aprovados receberão auxílio-transporte e alimentação durante a fase de formação.
O programa é dividido em três módulos: Formação para a Vida, Exploração do Mundo Profissional e Tecnologia e Inovação. Isso oferece aos participantes atividades e disciplinas que abordam tanto conhecimentos essenciais para a vida quanto vivências básicas relacionadas ao mercado de trabalho.
Em agosto deste ano, começaram as aulas da primeira turma do projeto, dividida em dois grupos: alunos de 15 a 17 anos e de 18 a 29 anos, no espaço Acelen Acender, em Candeias. Além de focar no desenvolvimento das habilidades técnicas individuais, a metodologia aplicada no projeto proporcionou os jovens uma reflexão sobre os objetivos futuros que desejam alcançar.
“Aqui faz a gente se questionar sempre. Será que é isso mesmo? É uma oportunidade única, porque aqui em Candeias nunca teve algo assim. É bastante legal. Eu gosto bastante”, comenta Anna Karoline, de 17 anos.
Os alunos da primeira turma do Jornada Jovem Acelen vão receber o certificado de conclusão em novembro. Finalizado o ciclo de capacitação, será implementado um sistema de acompanhamento para identificar oportunidades e dar suporte aos jovens em sua busca por uma colocação no mercado de trabalho.
Fonte : Correio da Bahia