Atletas, técnicos, professores, gestores e demais membros do meio esportivo baiano estão mobilizados para participar da campanha “Esporte Solidário: Doando Vida no Carnaval”, que terá o Dia “D” em 31 de janeiro no estacionamento do Estádio de Pituaçu. A corrente solidária é realizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), em parceria com as federações esportivas baianas.
No Hemóvel, que ficará na entrada Oeste 3 do estádio, situada em frente ao acesso superior da Estação de Metrô de Pituaçu, o horário de atendimento para os candidatos, pessoas de 17 (com responsável) a 60 anos, será das 8h às 12h e das 13h às 17h. O ônibus móvel, com capacidade de atendimento simultâneo de até quatro pessoas, oferece conforto e toda segurança aos candidatos doadores.
Voltada prioritariamente à área do esporte, mas aberta ao público em geral, a campanha segue até o dia 02 de fevereiro em 21 cidades do interior do estado onde a Hemoba tem parceria com unidades hospitalares físicas: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Valença e Vitória da Conquista. Cada localidade possui um horário específico de funcionamento, que pode ser consultado no link hemoba.ba.gov.br.
O objetivo é abastecer o estoque de sangue para o período do Carnaval, quando a demanda do banco de sangue da Hemoba aumenta em todas as cidades onde ocorrem a festa. Ao chegar nos postos, os candidatos precisam informar que foram doar de forma voluntária para a campanha com o código 0270 – Esporte Solidário. As recomendações para os atletas e doadores estão na matéria completa no site da Sudesb.
Fonte: Ascom/Sudesb