O Brasil tem dois aeroportos entre os dez melhores do mundo, segundo o ranking internacional de 2024 da AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira, 9. Nesta edição, foram listados 239 aeroportos, avaliados por 17,5 mil usuários de 64 países.
Os aeroportos receberam notas em três categorias: pontualidade dos voos, opinião dos clientes em relação à qualidade dos serviços (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade das lojas e restaurantes.
Os destaques nacionais foram os aeroportos de Brasília (DF), em 5º lugar na lista global, e o de Belém (PA), que ficou na 9ª posição.
O Aeroporto Internacional de Brasília obteve nota 8,6 para pontualidade dos voos, 8,0 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade de alimentação e lojas, alcançando 8,32 como nota final.
Já o Aeroporto Internacional de Belém recebeu nota 8,3 para pontualidade dos voos, 8,1 para qualidade do serviço e 8,3 para qualidade de alimentação e lojas, atingindo 8,26 como nota final.
O Aeroporto de Hamad, no Catar, figura na primeira colocação, seguido do Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, em segundo lugar, e do Aeroporto Chubu Centrair, no Japão, na terceira posição.
Confira os 10 melhores aeroportos do mundo
1° Aeroporto Internacional de Hamad, no Catar
2° Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na África do Sul.
3° Aeroporto Internacional Chubu Centrair, no Japão
4° Aeroporto Internacional de Osaka, no Japão
5° Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, no Brasil
6° Aeroporto Internacional Oliver Tambo, na África do Sul
7° Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã
8° Aeroporto Internacional de Salt Lake City, nos Estados Unidos
9° Aeroporto Internacional de Belém Val-de-Cans, no Brasil
10° Aeroporto Internacional de Narita, no Japão
Fonte: Terra