Os idosos do município de Candeias que têm direito ao passe livre no transporte alternativo da cidade de Candeias, vêm enfrentando dificuldades na hora de utilizar o modal. Na manhã desta sexta-feira (12), uma passageira de pré-nome Ana, fez uma séria denuncia no programa “Fala Comigo”, da rádio Baiana FM (89,3).
De acordo com a passageira, seu esposo de 72 anos, foi destratado no sábado (6/7), por um cobrador, cujo o apelido é “Café”, na Van que fazia o itinerário Central de Abastecimento x Condomínio do Ouro Negro, ao insistir que o idoso pagasse o valor da tarifa de R$ 4,00 reais. “Isso é um absurdo, pois é lei e eles (motoristas e cobradores), precisam nos respeitar”, bradou.
A denúncia virou efeito cascata, pois outros ouvintes começaram a fazer outras denúncias sobre o tema, o que gerou um debate entre os apresentadores da bancada Carlos Alberto e Edilton Luís.
O presidente da Cooperativa de Motorista Autônomos de Candeias (Copercan), Juraci Souza informou a este portal que tomou conhecimento do problema e já começou o processo de apuração. “Já ouvimos o familiar desse idoso e também ouvimos o cobrador. Vamos tomar as medidas cabíveis para que isso não volte a acontecer”, respondeu.
Juraci orientou aos beneficiários do passe-livre que sempre pergunte ao cobrador ou o motorista se já tem algum passe no carro, pois as vezes ele entra mesmo tendo já o passe dentro do veículo.
QUEM TEM DIREITO AO PASSE LIVRE
Por lei, tem direito à gratuidade pessoas com qualquer tipo de deficiência e idosos a partir de 60 anos, que tenham renda familiar até dois salários mínimos.