O Vitória venceu o Cuiabá diante de quase 27 mil pessoas no Manoel Barradas (Barradão) neste sábado, 2/8, e deixou a zona de rebaixamento, ocupando momentaneamente a 12° colocação no Brasileiro. Wagner Leonardo marcou de cabeça após assistência de Alerrandro e deu os 3 pontos importantes para abrir uma boa distância para os concorrentes, inclusive o próprio Cuiabá.
O jogo começou estudado e nenhuma das duas equipes conseguiu finalizar nos primeiros 25 minutos. Só aos 26 que Wagner Leonardo cabeceou por cima do gol após cruzamento de PK, sem muito perigo. O Cuiabá, por sua vez, fechou bem os espaços do Leão, se soltou mais no jogo e criou duas chances que exigiram defesas de Arcanjo, com Max e Isidro Pitta, este último em posição irregular. Aos 40 minutos, após ótima jogada de Ramon e Max pela esquerda, a bola chegou redonda em Pitta dentro da área, mas o paraguaio se embolou na finalização e mandou para fora a principal oportunidade da primeira etapa. Ainda deu tempo para Willian Oliveira criar boa chance para o Rubro-Negro na área, que fez Walter trabalhar.
O Cuiabá foi para cima no início, investiu em jogadas pelo alto e na pressão durante a saída de bola do Leão. Mas quem levou perigo mesmo foi o time da casa, em cabeceio de Matheusinho após cruzamento de Cáceres pela direita, aos 12 minutos. E foi pelo alto que o Rubro-Negro tirou o zero do placar. Primeiro, Osvaldo cruzou para cabeceio de Zé Hugo na trave. No lance seguinte, o mesmo Osvaldo mandou na área para Alerrandro escorar e deixar Wagner Leonardo na boa para estufar a rede de cabeça. O Leão se manteve bem após as alterações e aproveitou os espaços para mandar mais uma bola na trave, novamente com Zé Hugo. O Cuiabá foi para o abafa, mas a defesa rubro-negra deu conta do recado lá atrás.
Ficha Técnica
Vitória 1 x 0 Cuiabá
Campeonato Brasileiro – 21ª Rodada
Local: Estádio Manoel Barradas
Data: 3/8/2024
Horário: 16h
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Edu), Néris, Wagner Leonardo e PK; Luan (Machado). Ricardo Ryller (Zé Hugo), Matheusinho e Willian Oliveira; Osvaldo (Carlos Eduardo) e Janderson (Alerrandro). Técnico: Thiago Carpini
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Empereur e Ramon; Lucas Mineiro (Eliel), Denilson (Filipe Augusto) e Max (Lucas Fernandes); Clayson (Derik Lacerda), Isidro Pitta e André Luis (Jonathan Cafu). Técnico: Petit
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo (SP)
VAR: Thiago Peixoto (SP)
Gol: Wagner Leonardo (Vitória)
Cartões amarelos: Luan e Matheusinho (Vitória) / Ramon, Derik Lacerda e Filipe Augusto (Cuiabá)