A Rádio do Sistema Cruzeiro de Comunicação retirou do sistema do TSE a divulgação do resultado de uma pesquisa eleitoral na cidade de Candeias, que sairia nesta segunda-feira (30).
A pesquisa foi realizada pelo Instituto VERITÁ, contratada pelo apresentador André Spínola, ex-baiana FM, que declarou apoio público a candidata à prefeita pelo PT, Marivalda da Silva.
*Entenda o caso*
Na última terça-feira (24), a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional o Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e o custo do levantamento foi de R$ 19.000,00.
O resultado que estava previsto para ser divulgado nesta segunda-feira (30), não consta mais no sistema de registros de pesquisas eleitorais (Pesqele) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostrando que a empresa ou o contratante, fez a desistência da divulgação dos dados da pesquisa.
Nos bastidores da campanha de Marivalda da Silva, o sentimento foi de frustação total, já que André vinha divulgando em sua rede social, ter acesso a pesquisas internas, onde a sua candidata apareceria à frente no levantamento, o que não ficou comprovado.
A desistência de André em divulgar a pesquisa, segundo informações dos bastidores é que os números do levantamento eleitoral colocam a segunda colocada bem atrás do primeiro, o que seria devastador para os planos do comunicador de tentar alavancar o nome dela na última semana da eleição.
Na manhã de hoje (01), o Site Informe Baiano divulgou nova pesquisa, onde mostra o candidato do PP, Eriton Ramos com 65%, contra 35% de Marivalda Silva do PT.
No site do TSE estão previstas mais três pesquisas para ser divulgadas esta semana. As informações dão conta que de André ainda quer lançar uma pesquisa do mesmo
Instituto no último dia eleição, com o objetivo de confundir os eleitores sobre o resultado.