O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quarta-feira (19) a vice-prefeita Ana Paula Matos como a nova secretária de Cultura e Turismo (Secult). O cargo estava sendo ocupado de forma interina por Walter Pinto Jr, que assumiu a função após a saída do ex-secretário Pedro Tourinho em janeiro deste ano. A divulgação foi feita durante uma solenidade no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal.
Durante a solenidade, Bruno Reis explicou que a escolha de Ana Paula Matos para comandar a Secult foi uma indicação do próprio Pedro Tourinho, destacando a capacidade da vice-prefeita na gestão e seu talento para dialogar com diferentes setores.
O prefeito também apresentou as principais metas a serem alcançadas para consolidar ainda mais Salvador como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.
Entre as prioridades estão a conclusão das negociações com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para garantir recursos para o Prodetur 2, com foco no programa Salvador Capital Afro. Além disso, estão previstas as obras para a construção de um novo centro de convenções no Centro Histórico e o lançamento de um programa habitacional que fará o retrofit de casarões abandonados na mesma região.
“Compreendemos a importância e a estratégia da cultura e do turismo, primeiro, como nichos de geração de empregos e oportunidades. Nesses últimos anos, houve mudanças de paradigmas e os números mostram isso. Em dois anos, entregamos 10 equipamentos culturais, como Museu da Misericórdia, Memorial 2 de Julho, Muncab, Arquivo Público, Casa das Histórias, Galeria Mercado, Memorial das Baianas, entre outros”, listou o prefeito.
Na segunda-feira (10), Bruno Reis anunciou Rodrigo Alves como o novo comandante da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O cargo era ocupado por Alexandre Reis, que esteve à frente da pasta desde junho de 2024.
Rodrigo Alves era secretário de Gestão (Semge). Com a saída dele da Semge, o diretor de Previdência da pasta, Daniel Ribeiro, assume interinamente.
Fonte: Ibahia