O Governo Federal vai em busca de recuperar a imagem de um programa chamado ‘Celular Seguro’ que começou há um ano, mas não conseguiu convencer a população brasileira. Por enquanto, apenas 2.503.531 cidadãos estão cadastrados, ou em torno de 1% dos usuários celulares.
A partir de agora, vai enviar notificações para celulares roubados ou furtados e que foram habilitados em uma nova linha telefônica. A medida integra uma nova fase do serviço Celular Seguro, programa que visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país.
As notificações serão enviadas pelo WhatsApp. A atualização será implementada até a próxima sexta-feira, 4/3.
Na mensagem, o usuário será comunicado de que precisará devolver o aparelho na delegacia da Polícia Civil mais próxima da respectiva residência e prestar esclarecimentos.
Caso não faça a devolução, o indivíduo poderá ser alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
O Celular Seguro oferece, como funcionalidades, as opções de Bloqueio Total e Modo Recuperação.
Na opção Bloqueio Total, desativa a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI (sigla em inglês para o número de identificação do celular), inutilizando o aparelho.
Já no modo Recuperação, há a possibilidade de bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, mantendo o IMEI ativo. Essa opção permite o retorno do aparelho à rede de telefonia tão logo seja instalado um novo chip, viabilizando a recuperação pela polícia.